Entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema realizou a 12.ª Conferência Internacional de Educação Matemática e Sociedade (MES). O evento, bienal, tem como objetivo reunir educadores(as) matemáticos(as) de todo o mundo para apresentar pesquisas e debater temas sociais, políticos, culturais e éticos relacionados à Educação Matemática. O chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Rodrigues Levy representou a reitora, na mesa de abertura do evento, que contou também com a participação do prefeito de Diadema, José de Filippi Jr.
Promovida pela primeira vez na América Latina, a edição realizada na Unifesp contou com a participação de aproximadamente 180 pessoas, entre pesquisadores(as) e docentes da área do conhecimento, além de estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, incluindo pessoas de 25 países, de todos os continentes. Para integração do público e compreensão de todo o conteúdo, todas as palestras e salas nas quais os trabalhos foram apresentados contaram com traduções entre português, inglês e espanhol.
Atividade realizada durante a conferência (Foto: Flaminio de Oliveira Rangel)
A comissão brasileira que organizou o evento, coordenado pelo professor do ICAQF/Unifesp - Campus Diadema, Renato Marcone, contou com a participação da também docente do Campus Diadema Patricia Linardi, das professoras Raquel Milani e Michela Tuchapesk da Silva, ambas da Faculdade de Educação da USP, do professor João Pedro Antunes de Paulo, da Unifesspa, campus de Marabá, da professora Amanda Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Canoas, além da professora Miriam Godoy Penteado e do professor Ole Skovsmose, ambos da Unesp, Campus Rio Claro. O comitê internacional do MES é composto por pesquisadores de todos os continentes.
“O congresso surgiu, há 25 anos, da necessidade de uma discussão mais ampla sobre a Educação Matemática e suas relações com as dimensões sociais, éticas e políticas da sociedade, ou seja, retirando esta área do conhecimento de um suposto lugar de neutralidade, assumindo-se como parte dos problemas e das soluções para um mundo com mais equidade, o que explica sua relevância e interesse internacional”, destaca Renato Marcone.
Apresentação de trabalho durante a conferência (Foto: Flaminio de Oliveira Rangel)
Para além das relações com essas dimensões, ressalta Marcone, “o evento também se transformou em oportunidade para se disseminar referenciais teóricos, discutir questões metodológicas, compartilhar e discutir pesquisas sobre educação matemática do mundo todo, além de planejar ações conjuntas e desenvolver uma forte rede internacional de pesquisa sobre educação matemática e sociedade”.
Os pontos de abrangência da comunidade MES são “Política da educação matemática”; “Aspectos culturais e sociais da aprendizagem e do ensino de matemática”; “A sociologia da matemática e a educação matemática”; e “Metodologias alternativas de pesquisa em educação matemática”.
Equipe que participou do evento (Foto: Renato Marcone)
Diversidade enriquecedora
Outro valioso legado do congresso é originado, justamente, pela diversidade representada pelos participantes. “Por reunir pesquisadores(as) de todos os continentes, o contato com essa diversidade favorece a construção de importantes fóruns de discussão, abrindo caminho para inúmeras parcerias futuras de pesquisa entre o Brasil e outros países, o que traz benefícios para quem atua na área, mas também para toda a sociedade”, destaca Marcone.
“Nesse sentido, é importante destacar o protagonismo da Unifesp que, ao sediar um evento dessa grandeza, ganha visibilidade no cenário nacional e internacional de pesquisa, visto que a área de Educação Matemática é pujante e está presente em todas as regiões do Brasil e do mundo”.
A 12.ª Conferência Internacional de Educação Matemática e Sociedade contou com o apoio da prefeitura de Diadema, através das Secretarias de Educação e de Cultura da cidade, além da Fapesp.