Nossa história

logo_unifesp

Nossa história

COMPARTILHE

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) está estruturado regimentalmente desde 2013. Localizado no atual prédio da Reitoria, situada à rua Sena Madureira, n.º 1.500, conta com as áreas de atuação em Assessoria de Imprensa, Audiovisual, Design, Jornalismo, Mídias Sociais e Revisão de textos, com apoio da área administrativa do departamento.

Nossa história teve início em 1987, com a criação do Departamento de Comunicações, tendo como origem o Setor de Comunicação, que fazia parte do Departamento Administrativo. Na época, localizado na rua Botucatu, n.º 740, o departamento contava com setores  assessoria de imprensa, gráfica (prestadora de serviços à universidade e ao Hospital São Paulo) , eventos e área administrativa. Um ano depois, foi criado também o setor do cerimonial.

Em 2009, o Departamento iniciou as atividades também na área de Comunicação Visual. Na medida em que as informações foram disseminadas pelo público interno, o interesse do público externo foi despertado. Assim surgiu a necessidade de contratar novos profissionais para transmitir essas informações para o público em geral e também para a grande imprensa. Desta forma, o Departamento atuava nas seguintes áreas: cerimonial, assessoria de imprensa, comunicação visual, redação e revisão de textos e gráfica. 

Em 2013, o Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) foi reestruturado e ampliou suas atividades visando a comunicação à sociedade: demonstrar as ações de pesquisa, ensino e extensão que a Unifesp está envolvida, assim como trazer para a instituição os debates produzidos na comunidade. Posteriormente, foram organizados internamente os áreas de atuação Administrativo,  Audiovisual, Design, Jornalismo, com assessoria de imprensa realizada por meio de empresa terceirizada, CDN Comunicação (2009 a 2017), e, atualmente, Ex-Libris (2018 - atual),  Mídias Sociais e Redação e Revisão de Textos.  A partir de 2015, a Unifesp assumiu a criação de perfis nas redes sociais, passando a ter, em 2019, uma área de atuação para seu gerenciamento, chamada Mídias Sociais.

Produções e Publicações

EPM em Notícias (1982), boletim informativo com 8 páginas, em papel sulfite datilografadas. Primeira publicação interna da instituição, continha publicações sobre os fatos mais importantes sobre a EPM, sendo distribuído para a comunidade interna.

Jornal da Paulista (1987 -2003), órgão informativo com 16 páginas, em formato tablóide e impresso em papel jornal, com tiragem de 5.500 exemplares mensais. Seu objetivo era divulgar as pesquisas científicas produzidas na Escola Paulista de Medicina (EPM) e debater temas na área da saúde.

Capas do Jornal da paulista

Capas do JP informa

JP Informa (1999-2003), publicação que representava o desdobramento do Jornal da Paulista, tinha sua abordagem voltada aos assuntos de interesses dos(as) servidores(as). Contava com tiragem de 4.000 exemplares mensais.

Jornal Unifesp (2005), jornal no formato 23 x 31cm, com 8 páginas em papel offset.

TV Unifesp (1997-2007), produzia programas didáticos e institucionais para o Canal Universitário de São Paulo (CNU), dentre eles Check-Up, 4 X 4, Ativa Idade e Unifesp Notícias. Em 2003, a produção da TV Unifesp contemplava cinco programas inéditos por semana, vídeos institucionais, vídeos científicos e campanhas, além de participar da administração do CNU. Sua programação era exibida na CNU, STV, TV Catarinense e TVE. 

Jornal unifesp

Saude paulista

Saúde Paulista (2001-2007), revista trimestral. Seu conteúdo abordava a assistência e saúde pública. 

Entrementes (2013-2016), jornal quadrimestral com objetivo de divulgar as atividades de pesquisadores(as), professores(as), estudantes e servidores(as) da Unifesp. 

Várias capas do jornal Entrementes

Várias capas da revista Entreteses

Entreteses (2013-2021), revista semestral de divulgação científica, com o objetivo de disseminar a produção de pesquisadores(as) e professores(as) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Disponibilizada em formato impresso e digital.

WebTV (2015-2016) produção audiovisual que abordava conteúdos institucionais e de divulgação científica.

Conexão (2016-2017) boletim informativo dirigido ao público e colaboradores do Hospital São Paulo que não possuem acesso à internet.

Canal Unifesp (2017 - atual) produção audiovisual com produção e exibição de vídeos institucionais, de divulgação científica, campanhas e transmissões ao vivo.

Tá na mão - (2023 - atual) revista digital de divulgação científica com o objetivo de difundir o conhecimento produzido na Unifesp para o público, assim como ampliar o alcance da informação que circula na universidade.