A partir desta terça (17/8), o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (Crie/Unifesp) inicia o estudo para avaliar 3.ª dose da vacina contra a covid-19, que terá a participação de 1.200 voluntários. São 600 em São Paulo, selecionados pelo CRIE/Unifesp, e outros 600 recrutados pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em Salvador.
“Além de avaliar a necessidade de mais uma dose, o estudo, que tem duração de um mês, também avaliará se é possível, bem como se é vantajoso misturar as vacinas hoje disponibilizadas para a imunização contra a covid-19”, explica a coordenadora do Crie/Unifesp, Lily Yin Weckx.
Para o estudo, foram recrutados voluntários que já tivessem o ciclo vacinal completo, ou seja, as duas doses da vacina tomadas, há pelo menos seis meses, o que aconteceu somente com pessoas que foram imunizadas com a CoronaVac. Os 1.200 voluntários foram divididos em quatro grupos. Cada grupo receberá como terceira dose uma das quatro vacinas hoje aplicadas no país: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
Após a aplicação da terceira dose da vacina, os voluntários devem fazer uma visita ao centro onde o imunizante foi aplicado para coleta de sangue e outras avaliações. Por ser coordenador do estudo, a análise e os resultados serão divulgados pelo Ministério da Saúde.
Crie/Unifesp inicia estudo que avalia 3.ª dose da vacina contra covid-19
Estudo contará com a participação de 1.200 voluntários pré-selecionados
Por editordci
Publicado em 16 August 2021 12:43 | Última modificação em 18 May 2023 16:33