Entreteses

logo_unifesp

Alguns dos prêmios conquistados por estudantes e docentes pesquisadores da Unifesp nos últimos dois anos

Fotografia com Helena Nader recebendo uma condecoração de um oficial da marinha

Prêmio do Instituto Britânico de Pesquisa em Saúde

No início de 2014, o Instituto Britânico de Pesquisa em Saúde (UK’s National Institute for Health Research - NIHR) selecionou os pesquisadores do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM –Campus São Paulo pelo trabalho sobre a efetividade do uso do plasma rico em plaquetas para lesões musculoesqueléticas dos tecidos moles. O prêmio de incentivo do NIHR foi concedido a Vinícius Moraes, Mário Lenza, Marcel Tamaoki, Flávio Faloppa e João Carlos Belloti. A obra se encontra na Biblioteca Cochrane e está disponível no link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD010071.pub2/abstract

Destaque em revista científica alemã

A conceituada revista científica alemã Thrombosis and Haemostasis, especializada em trombose e Biologia Vascular, elegeu em sua primeira edição de 2014 o artigo produzido pela disciplina de Biologia Molecular da EPM – Campus São Paulo como um dos principais na área, segundo os editores da publicação, Christian Weber e Gregory Lip.

O artigo, que tem como autores Marcelo de Almeida Lima, pós-doutorando em Biologia Molecular, e Helena Bonciani Nader, professora titular da mesma disciplina, analisou as propriedades anticoagulantes das heparinas de peso molecular ultrabaixo.

Mostra Túnel da Ciência Max Planck premia estudantes

A exposição multimídia Túnel da Ciência Max Planck, inédita no Brasil, realizada entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, em São Paulo, premiou três estudantes da Unifesp, selecionados para trabalhar como mediadores da mostra: Leonardo Martins, estudante de pós-graduação em Biologia Molecular; Rodrigo Carlini Fernando, doutorando do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental; e Hugo Silva, aluno de graduação em Ciências Econômicas.

A premiação será outorgada em cerimônia oficial, ainda não agendada, na qual os estudantes receberão o certificado de participação e uma quantia em dinheiro.

Homenagem da Marinha do Brasil

Fotografia com Helena Nader recebendo uma condecoração de um oficial da marinha

A professora titular da disciplina de Biologia Molecular da EPM – Campus São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Bonciani Nader, foi condecorada no dia 13 de dezembro de 2013 com a medalha Mérito Tamandaré, a maior honraria concedida pela Marinha do Brasil. A homenagem deveu-se aos anos de contribuição da pesquisadora à ciência nacional e internacional.

Na mesma data, a cirurgiã pediátrica da EPM Maris Salete Demuner recebeu a medalha Amigo da Marinha, insígnia destinada a personalidades que se tenham destacado em atividades relacionadas à corporação. Maris é coordenadora do programa que a EPM mantém em parceria com a Marinha para atender populações ribeirinhas que vivem em locais de difícil acesso.

Menção honrosa conferida pelo Inpe

Belchior Elton Lima da Silva, Maria Lívia G.T.X. da Costa e Raquel Aparecida Barros Marcondes, alunos do Instituto de Ciência e Tecnologia – Campus São José dos Campos, receberam no dia 23 de agosto menção honrosa pelo bom nível dos trabalhos apresentados durante o Sicinpe 2013 - Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, promovido pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Projeto de pesquisa é finalista em programa de bolsas do Santander Universidades

Em um palco, a reitora da Unifesp recebe o prêmio

A Unifesp foi vencedora em 2013 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Jovens Professores e Pesquisadores, que selecionou como finalista o projeto de pesquisa em saúde de autoria de Luciene Covolan, docente da disciplina de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da EPM – Campus  São Paulo. O programa, patrocinado pelo Santander Universidades, oferecerá cinco mil euros à pesquisadora para custear os estudos em instituições internacionais.

Artigo da pós-graduação em Farmacologia alcança primeira posição em lista do ScienceDirect 

O estudante Leandro Bergantin, do programa de pós-graduação em Farmacologia, alcançou a primeira posição da lista Top 25 Hottest Articles do ScienceDirect com o artigo de sua autoria intitulado Novel Model for ‘Calcium Paradox’ in Sympathetic Transmission of Smooth Muscles: Role of Cyclic AMP Pathway. Atualmente Bergantin é bolsista de doutorado-sanduíche da Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha.

Professor de Guarulhos recebe Prêmio Jabuti de Literatura

O professor de Filosofia da Psicanálise da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Campus Guarulhos, Tales Ab’Saber, conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, em sua 55ª edição, a mais importante distinção literária que é concedida no Brasil. A premiação – realizada em novembro de 2013 – foi conferida ao docente pela segunda vez e contempla as melhores obras inéditas nas categorias de romance, livro didático, ilustração e projeto gráfico, entre outras.

Destaques pela Capes

A tese de doutorado Educação Musical, Percepção Musical e suas Relações com a Leitura de Crianças com Problemas de Leitura: uma Revisão Sistemática – Ensaio Clínico Randomizado sem Placebo e Modelagem Estrutural, de autoria de Hugo Cogo Moreira,  aluno do programa de pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica, foi selecionada pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como o melhor trabalho na categoria Medicina II.

Além dessa premiação, ocorrida em outubro de 2013, os trabalhos elaborados pelas alunas Rosa Maria Monteiro Lopes e Simone dos Santos Barreto, dos respectivos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e em Distúrbios da Comunicação Humana, receberam menção honrosa.

Melhor trabalho no XV Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica

A tese de doutorado produzida por Deborah Cristina Landi Masquio, estudante do programa de pós-graduação em Nutrição, foi contemplada com o prêmio de melhor trabalho na área clínica, entre os 300 apresentados durante o XV Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, realizado em Curitiba no período de 30 de maio a 1º de junho de 2013.

Os principais resultados do estudo demonstraram que a redução de massa corporal diminuiu os índices de diabetes e gordura no fígado, além dos riscos cardiovasculares.