Em 2019, a Unifesp completa 25 anos de existência, e esta edição foi pensada com esmero para comemorarmos essa conquista! Os 25 anos simbolizam alguns momentos importantes da vida, como as bodas de prata em um casamento. Propomos, assim, uma reflexão sobre o papel da instituição ao longo dos últimos anos e as perspectivas para os próximos – que, esperamos, tornem-se décadas.
Nesses 25 anos, a instituição consolidou sua atuação em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi implantados: São Paulo (Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem), Baixada Santista (Instituto de Saúde e Sociedade e Instituto do Mar), Guarulhos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas), São José dos Campos (Instituto de Ciência e Tecnologia) e Osasco (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios). O Campus Zona Leste, que abrigará o Instituto das Cidades, encontra-se em fase de implantação.
Alguns dos frutos são retratados nesta edição. Na entrevista com Soraya Smaili, a reitora da Unifesp revela alguns de nossos propósitos: transmitir às outras áreas do conhecimento a qualidade e a tradição da área da saúde, de onde a instituição se originou, e expandir a interação com a sociedade. Inovamos em relação às dez edições anteriores, abrindo espaço para três perfis de figuras que marcaram a universidade. A história de vida de Hélio Egydio Nogueira, Regina Celes de Rosa Stella e Manuel Lopes dos Santos intercala-se com a história da Unifesp, laços retratados ao longo da edição.
Destacamos também algumas das principais pesquisas produzidas por nossa comunidade acadêmica. Cinco páginas foram dedicadas, por exemplo, à participação de pesquisadores do Campus Baixada Santista em um importante projeto da ONU, Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, por meio do qual identificaram nove frutos brasileiros que fornecem 84 compostos bioativos – fundamentais para a prevenção de deficiências nutricionais, obesidade e doenças crônicas.
Outros temas atuais e de extrema relevância, como a transmissão de heranças e a perpetuação das desigualdades entre gerações, o mapeamento ambiental como instrumento de preservação e conscientização e o tratamento voltado a pacientes soropositivos, ocupam os espaços reservados a essas pesquisas ao longo das páginas.
Permanecemos com a missão de abordar, de maneira aprofundada e pautada na ciência, os temas que permeiam o contexto social e econômico brasileiro no século XXI. Meio ambiente, economia, saúde pública, HIV, genética, nutrição... guarde esses temas, eles ocuparão nossas agendas por muitos anos ainda. Planejamos estar com você para que, juntos, cheguemos a uma compreensão melhor da realidade atual.