A revista Entreteses foi criada com a vocação de estimular a divulgação científica e a interdisciplinaridade entre os campi da Universidade Federal de São Paulo. Além disso, busca cumprir uma das missões essenciais da universidade pública: entregar à sociedade o produto dos recursos nela investidos. No caso de Entreteses, trata-se de produzir uma revista que adote uma linguagem acessível a todos os leitores, independentemente de sua área de atuação.
A primeira edição de Entreteses traz uma breve apresentação da história da pós-graduação na Unifesp e de seus campi – em relação a estes são também enumerados os dados sobre a produção científica e os cursos oferecidos –, além de uma avaliação sobre a pesquisa no Brasil sob o olhar da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.
Neste número especial também é possível encontrar uma amostra do que prometem ser as próximas edições da publicação, com a divulgação de algumas pesquisas que abrangem proteínas antimelanomas, procedimentos de Enfermagem, formação diferenciada de profissionais de saúde, aplicações do Ginkgo biloba, construção das "árvores de decisão" com algoritmos e prática do escravismo no Brasil, até 1888, no contexto mundial.