Matérias Especiais

logo_unifesp

DCI/Unifesp lança projeto de matérias especiais para aprofundar temas de impacto social

Mudanças climáticas, integração dos(as) refugiados(as) na universidade e a desvalorização da educação são os primeiros assuntos abordados

 A imagem apresenta uma arte gráfica com o texto central “MATÉRIAS ESPECIAIS” em destaque, escrito em letras maiúsculas. A palavra “MATÉRIAS” está em verde, enquanto “ESPECIAIS” está em azul-petróleo (ou verde-azulado), com três linhas horizontais antes e depois da palavra, reforçando o destaque.  À esquerda, há uma lupa sobre uma parte do papel, ampliando parte do logotipo localizado na borda superior esquerda do papel. Este logotipo parece ser o do Departamento de Comunicação Institucional) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).  No canto inferior esquerdo da imagem, há um selo comemorativo estilizado com a inscrição “30 ANOS UNIFESP”, indicando o aniversário da universidade.  A imagem também inclui um fundo em tom neutro (cinza ou bege claro) com uma folha branca sobre ele. No canto inferior direito da folha branca, há uma caneta preta parcialmente visível, reforçando a temática de escrita, jornalismo ou informação.  Na borda direita da imagem, está escrito o crédito da imagem: “8photo / Freepik”.

O Departamento de Comunicação Institucional (DCI) da Unifesp lança hoje, dia 14 de abril, um novo projeto editorial dedicado à produção de matérias especiais sobre assuntos de interesse e impacto social. 

Entre os primeiros temas abordados estão as mudanças climáticas e seus efeitos para as cidades brasileiras, integração dos(as) refugiados(as) na universidade e a desvalorização da educação, entre outros desafios da nossa atualidade.

A iniciativa tem como objetivo destacar as contribuições da universidade para esses debates, trazendo análises e soluções a partir das diversas áreas do conhecimento e evidenciando como as pesquisas e iniciativas desenvolvidas na instituição podem afetar positivamente a sociedade.

“O projeto será uma forma de tratar temas urgentes e emergentes da realidade, buscando relacionar ciência e sociedade, mostrar como o conhecimento impacta a vida cotidiana, combater a desinformação e estimular o pensamento crítico”, declara Fabricio Leonardi, diretor do DCI.

A matéria de estreia, que discute a questão das cidades e os eventos climáticos extremos, está disponível nesta página, área do site do DCI onde estarão reunidos os conteúdos relacionados ao projeto. Também será possível consultar todo o material produzido no portal da Unifesp.